Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Literatura Nova





2010 está chegando... Ano Compostelano, e com ele chegará nossa nova empreitada pelas banda de Compostela, desta vez pelo Caminho Lusitano. Assim faz-se necessário começarmos a estudar o caminho e as prticularidades da região. Já consegui dois bons guias para ajudar nesta tarefa:


O primeiro é nacional e traz a qualidade conhecida dos guias Eyewitness publicados no Brasil pela Publifolha. É o Guia Visual de Portugal. O guia em si não é um guia do caminho, tampouco um guia de peregrinação, no entanto tem uma enormidade de informações turísticas muito úteis sobre várias cidades que se encontram pelo caminho, bem como particularidades do povo, dos costumes e tradições portugueses que serão de grande valia.

O segundo é um guia próprio do Caminho Português editado na Inglaterra pela Camino Guides: "A Pilgrim's guide to the Camino Portugués". O guia é em inglês e contempla o caminho a partir da cidade do Porto, muito mais adiante do que devemos iniciar nossa jornada. Ainda assim é muito detalhado e tem bons mapas do caminho, das cidades, planos altimétricos, estatísticas, telefones, albergues, etc. É um guia bastante completo e por enquanto o melhor que tenho para o caminho português. Lembrando que esta variante do caminho tem muito menos literatura e caminhantes. Esta editora tem 3 guias sobre o caminho, todos bem completos. Um do caminho francês, um apenas do prolongamento até Muxia e Finisterra e este. Sua compra pode ser feita pela internet na Amazon.com.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Cruzes do Caminho





Todo o caminho é sinalizado... seja por conchas, seja por seta, placas da comunidade européia, placas de trânsito, placas do próprio caminho e, é claro, por cruzes... as mais variada, de diversas épocas, materiais, formatos...

A mais tradicional e comum é a cruz de concreto que foi espalhada por todo o caminho no início deste século. Mas existem muitas, modelos comuns e inusitdaos, feitas com esmero ou apenas montadas no chão, com pedras, ao lado de uma seta... Feitas de latão, pedra, ladrilhos, ou por dus ripas cruzada presas em uma cerca. Feitas por prefeituras, pelos amigos do caminho ou pelo próprio peregrino.
Quando for a Santiago não deixe de contempla-las e, se possível, faça a sua

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Compostelana



O Conselho desta Santa Apostólica e Metropolitana Igreja de Compostela, sob a custódia do selo do Altar do Beato Apóstolo Santiago, para redigir cartas autênticas de visita a todos os Fiéis e Peregrinos da Órbita da terra que, por afeto de devoção ou por voto, cheguem ao templo do Apóstolo Santiago, Nosso Patrono Tutelar da Espanha, faz saber a todos e a cada um que inspecione as presentes cartas que Rubens Munhoz Bürgel visitou devotamente por piedade este santíssimo Templo.
Garantia do ques lhe confiro a presente carta, chancelada com o selo da mesma Santa Igreja.
Compostela, dia 13 de junho do ano do Senhor de 2007.

Mapa dos Caminhos da Galícia


Encontrei na WEB este mapa... acho que pode ajudar peregrinos que queiram variar as rotas.