Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

sábado, 21 de novembro de 2009

Continuam falando da gente!

Nosso amigo Gestennberger Reis está de casa nova... A mesma, mas bemmm remodelada... identidade nova, logo, email, site, etc... Site novo, vale a pena ver como ficou bacana (http://www.bikesul.com/site/)... e Blog... quem diria... O gestenn com um blog para contar suas histórias, suas aventuras e a tradicional mitologia que o cerca. Bem, e aí neste blog é que aparecemos... no primeiro post. Vale conferir:

Para contar histórias sobre as minhas, melhor, sobre as nossas pedaladas pelo Brasil, não irá faltar tempo. Mas o meu primeiro post vai ser sobre algo que ainda não fiz: Santiago de Compostela!
Volta e meia me perguntam quando irei armar um pedal da Bikesul, levando o grupo para fazer o Caminho, que no seu trajeto mais tradicional, o Caminho Francês, sai da França, atravessa quase 900 km pela Espanha, até o túmulo do santo. É uma idéia que discuto com a Tânia desde que começamos a pedalar, mas ainda não conseguimos por em prática.
E nessas volta e meias voltas, recebi mais um convite esta semana. Desta vez para fazer o caminho Português, em abril de 2010. Meu sócio, o Nicolau, e o Rubens, amigo nosso, vão sair de Lisboa e percorrer os 600 km até Santiago em nove dias de cicloturismo por trilhas e estradas rurais.
Segundo eles, que já fizeram o caminho francês em 2007, o caminho é muito parecido com os que encontramos em nossos tradicionais passeios do Paraná e de Santa Catarina, por isso mesmo eles estão se preparando para 2010 fazendo viagens como Urubici, Morretes, Vale Europeu e Klabin. O objetivo é se acostumar com o tipo de terreno, com o ritmo, preparar o corpo para pedalar mais de 50 km/dia e ajustar todos os itens do equipamento: alforje, bagagem, ciclocomputador, roupa de pedal e por aí vai.
Quem pedala sabe do que estou falando. E quem não sabe, poderá me acompanhar aqui, que pretendo dar algumas dicas até lá!
Muitos conhecidos nossos já fizeram esta viagem: Regina, Sandra, Hélio, Altair, Veloso, Edu, Marcinho e outros tantos. Um clube seleto e divertido. E todos concordam num ponto: é impossível fazer o Caminho sem um bom preparo e não há nada melhor para adquirir este preparo do que viajar pedalando. E muito! Não importa para onde, o que vale é subir na bike e encarar o trecho. Um “totó*” ali, outro aqui e assim vai, calejando, fortalecendo e aprendendo a trabalhar o corpo e a cabeça…Aliás, esta é outra história: trabalhar a cabeça! Vamos falar disso também, mas depois. Como disse antes, teremos tempo.
Bem, desta vez acho que vamos aceitar… 2010 é o ano em que a Bikesul comemora seus 20 anos de pedaladas, abriremos nossa nova loja e nada como comemorar, celebrar, esta história pelo Caminho de Santiago de Compostela, ainda mais em Ano Santo (todos os anos em que o dia de Santiago – 25 de julho – cai no domingo, é Ano Santo!), com direito a missa do Peregrino, Compostelana (em latin, por favor!), e Indulgência Plena, seja lá o que isso for.
E daí, alguém mais topa a aventura?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Se você quer ser alquimista, use o "Google Paulo Coelho"

Se você sempre sonhou em ser um alquimista, jogue fora os erlenmeyers, beckers e buretas. O Google Paulo Coelho chegou para te mostrar o caminho da luz.
Sim, sua vida vai mudar. Esqueça seus antigos mentores – Bill Gates, Steve Ballmer, Linus Torvalds, Richard Stallman, Sergey Brin ou Larry Page. Talvez você se torne um iluminado, como Steve Jobs, e crie um novo Jesus phone. É certo que uma revelação se aproxima, meu caro. Para encontrar as respostas para todas as suas dúvidas mais secretas, você deve percorrer a rota de todos os peregrinos: o Caminho de Santiago, no norte da Espanha.
Não será preciso levar roupas, escova de dentes, desodorante… Comece a praticar o desapego. Também não será necessário gastar sola de sapato. Seu percurso será virtual. O Google será o seu mestre. Mais precisamente o Google Street View, que acaba de incluir as imagens de todo o longo roteiro, de quase mil quilômetros. É um verdadeiro Google Paulo Coelho. Para quem não sabe, a rota é tema do best seller Diário de um Mago.
Clique no mouse algumas milhares de vezes para percorrê-la desde o início. Observe a paisagem enquanto caminha virtualmente. Inspire, expire. Inspire, expire. Inspire, expire. Pense em quanta coisa ruim você já fez na vida. Será que valeu a pena escrever comentários raivosos no site da INFO? Por que cultivar tanto ódio? Por que ser um troll? Não tenha medo de mudar.
O caminho é longo. Descanse. Durma, relaxe, mas não perca o ânimo. Ao acordar, continue, até chegar a Santiago de Compostela. Depois de passar por toda essa provação, segundo Paulo Coelho, você descobrirá um novo mundo (será?). Assim que terminar, compartilhe a sua experiêcia conosco.

Por Mauricio Moraes no Blog de Luciano Dias: http://www.vooz.com.br/blogs/se-voce-quer-ser-alquimista-use-o-google-paulo-coelho-21941.html

Caminhos de Santiago: OSPEA defende criação de mais associações de amigos em Portugal

O presidente da Organização Supranacional das PME do Eixo Atlântico defendeu ontem a necessidade de serem criadas mais associações de amigos dos Caminhos de Santiago em Portugal, à semelhança do que já acontece em Espanha, França ou Alemanha.De acordo Joaquim Vicente Núñez, presidente da OSPEA - Organização Supranacional das PME do Eixo Atlântico, “é necessário continuar a promover e divulgar os Caminhos de Santiago”.“Temos de fazer com que em Portugal existam muitas associações de amigos dos Caminhos de Santiago como em Espanha, França ou Alemanha”, sustentou.Durante a conferência de imprensa de apresentação do programa do VII Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, que decorreu ao final da tarde de hoje em Tondela, Joaquim Vicente Núñez apontou a necessidade de serem criadas em Portugal “100 ou 200 associações de amigos dos Caminhos de Santiago, em vez das 10 ou 12 existentes”.“É preciso fazer com que haja quase uma associação de Amigos dos Caminhos de Santiago por cada município de Portugal”, alegou.Sobre o VII Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago como elemento de desenvolvimento da cultura, o comércio e o turismo no Noroeste Ibérico, que terá lugar em Tondela de 20 a 22 de Novembro, explicou que tem por grande objectivo “promover os Caminhos de Santiago tanto para peregrinos como para turistas”.
“É preciso que venham conhecer o território e percorrer o caminho, para depois também consumirem no comércio, nos restaurantes e ficarem nos hotéis e albergues”, fundamentou.O congresso de três dias é promovido pela OSPEA em colaboração com a Câmara Municipal de Tondela e reunirá nesta localidade alguns dos maiores peritos nos Caminhos de Santiago, nomeadamente Robert Plötz.Para o presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, a realização do congresso neste município do sul do distrito de Viseu “é um belo exemplo de descentralização e reconhecimento das capacidades sociais, turísticas e de bem receber”.Este evento será dedicado, tal como os anteriores, a todos os traçados em geral, dando especial atenção ao Caminho português e suas principais variantes.Pretende-se assim “despertar interesses para valorização dos Caminhos de Santiago em Portugal”.Viseu é um ponto central das duas principais rotas lusas - da Prata e Marítimo - dos 'caminhos' que levam ao túmulo do Apóstolo em Santiago de Compostela.A tradição peregrina teve início no século IX, quando o Rei Afonso II caminhou de Oviedo a Compostela, para prestar homenagem ao Apóstolo Santiago, fundando assim o Caminho Primitivo.Mais tarde, já no século XI, arrancou o Caminho Francês, existindo actualmente várias rotas que atravessam diversos países europeus.

Em 14/11/2009 em: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=17855

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ao fim, receberemos uma Compostelana Virtual??


Google permitirá "peregrinação virtual" por Caminho de Santiago

Santiago de Compostela (Espanha), 10 nov (EFE).- Os usuários da internet já podem "peregrinar" virtualmente pelas ruas das cidades e povoados por onde passa o Caminho de Santiago, graças ao serviço do Google Maps denominado Street View.
A recriação na rede de uma das rotas de peregrinação mais famosas da Europa é uma das novidades do serviço, no qual também aparecem, a partir de hoje a Alhambra de Granada, a catedral de Toledo, o aqueduto de Segóvia, a mesquita de Córdoba e o museu Guggenheim de Bilbao.
A lista de novos monumentos espanhóis que poderão ser vistos pelos internautas com esta ferramenta do Google foi apresentada hoje na cidade espanhola de Santiago de Compostela pelo presidente regional da empresa, Alberto Núñez Feijóo, e vários diretores da Google Espanha.
Os caminhos, estradas, ruas, restaurantes, hotéis e lugares mais pitorescos por onde passa o Camino de Santiago já estão disponíveis no serviço do Google.
Graças ao novo mapa virtual, os turistas e peregrinos poderão viajar pelo Caminho ou planejar sua viagem real, vendo antes no Street View a localização dos lugares ou estabelecimentos (hotéis, albergues ou restaurantes) que podem ser de seu interesse.
Para captar as imagens, o Street View utiliza câmeras instaladas sobre o teto de um automóvel ou em triciclos especialmente adaptados, se forem áreas mais inacessíveis.
Esta ferramenta do Google causou forte polêmica em vários países - como Suíça, Reino Unido, Grécia e Japão -, devido à suposta intromissão da privacidade, já que permite observar pessoas, veículos e imóveis com nitidez.

Em: 10/11/09 - 18h19 - Atualizado em 10/11/09 - 18h15

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Para Martin Sheen, rodar dentro da catedral de Santiago de Compostela é um milagre

Santiago de Compostela (Espanha) 5 Nov (EFE).- Para o ator americano Martin Sheen, ter conseguido permissão para filmar algumas cenas dentro da catedral de Santiago de Compostela é um milagre.
Sheen e o seu filho Emilio Estevez estão na região espanhola da Galícia rodando o longa "The Way". A produção narra a história de um oftalmologista californiano (protagonizado por Sheen) que viaja para a França depois de descobrir que seu filho faleceu durante um temporal nos Pirineus. Alí, ele descobre que seu filho pretendia fazer o caminho de Santiago de Compostela. Por isso, ele decide fazê-lo levando consigo as cinzas do filho.
Durante uma coletiva de imprensa na cidade de Santiago de Compostela, Sheen disse que o caminho é uma viagem espiritual interna para católicos e não religiosos. "Durante a filmagem, encontramos muita gente, mas não só católicos. Gostaria de fazer o percurso novamente, quem sabe mais pra frente", disse.

De Agencia EFE – Há 19 horas

Pela segunda vez na carreira de ambos, Emilio Estevez (Sand) vai dirigir o pai, Martin Sheen (da série West Wing), em um longa-metragem. A dupla está filmando The Way.O filme trata de um médico (Sheen) que percorre o Caminho de Santiago de Compostela levando as cinzas de seu filho. Em Burgos (cidade autônoma espanhola), roubam a urna.Estevez já dirigiu o pai em sua estreia como diretor de longa-metragem, Bobby, que acompanha personagens que rodearam o episódio da morte do senador Bob Kennedy (1968).Ao jornal espanhol El País, Sheen declarou que se orgulha de poucos filmes que fez. “Com meu currículo repleto de produções ruins, não posso julgar...sou ator e assim tenho mantido minha família. Mas posso dizer que participei de uns dez filmes que me deixam orgulhoso”. O ator não disse se The Way entra na lista.