Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Presidente da Galiza incita a caminhar até Santiago no Jacobeo


O governante galego falava em Lisboa por ocasião da apresentação do Jacobeo 2010 no Centro Galego-Xuventude de Galicia, ao Torel. "Convido-os para irem à Galiza este ano", disse Alberto Feijóo a quem compareceu no Centro Galego de Lisboa, prevendo que em 2010 deslocar-se-ão muitos milhares de peregrinos a Santigo de Compostela.Lembrando que os Caminhos de Santiago são percorridos anualmente por milhares de peregrinos de todo o mundo e que isso mostra que a "Galiza é um misto entre tradição e inovação", o responsável adiantou que o Jacobeo 2010 vai "tentar misturar a tradição da Galiza com a vanguarda europeia e americana".Numa pequena cerimónia a que assistiram algumas dezenas de galegos, Feijóo aproveitou para elogiar o trabalho do Centro Galego em Lisboa e lembrou a todos a importância da presença galega em Portugal desde o século XIV para as boas relações que existem entre ambos os povos.Para isso citou o poeta Luís de Camões, que escreveu que, "sem os galegos, Lisboa estaria desprovida de braços". Feijóo incitou ainda os galegos que vivem em Portugal a trabalhar com vigor como sempre fizeram e a mostrar as suas qualidades.Na cerimónia foi exibido um pequeno filme promocional do Jacobeo 2010, que mostra as praias galegas, a gastronomia, a natureza circundante dos Caminhos de Santiago, a música e os monumentos.O Jacobeo é um ano jubilar composteliano, que ocorre de 4 em 4 ou de 6 em 6 anos, consoante os anos lunares.Como é um ano especialmente concorrido em termos de peregrinos do Caminho de Santiago, as autoridades galegas têm apostado em promover turisticamente a região, promovendo eventos culturais e artísticos ao longo do ano nas principais cidades tocadas pelos caminhos.(ES)

Santiago de Compostela: “Contos do Caminho” lançado em Óbidos

É hoje lançado, em Óbidos, o projecto internacional "Contos do Caminho", sobre os trilhos que todos os anos levam milhares de peregrinos até Santiago de Compostela.


Portugal, Espanha e França estão envolvidos na iniciativa que pretende divulgar todo o lado cultural associado aos percursos, sobretudo os contos tradicionais. “É um projecto que reúne várias vontades literárias e artísticas”, que conta com a participação das editoras OQO (Espanha), Bichinho de Conto (Portugal) e La Compagnie Créative (França), bem como de diversos museus dos países envolvidos. Estes parceiros “pretendem estar atentos à literatura de uma maneira diferente, usando a criatividade e o material, que é o conto das gentes que se cruzavam no caminho para Santiago de Compostela”, explica Mafalda Milhões, uma das responsáveis do projecto. “Em Óbidos, temos prevista uma caminhada. São pequenos percursos e o que se pretende é que se possa contar histórias e ouvir por mais caminhos”, adianta. O projecto é financiado pela União Europeia, entre outras instituições.


Inserido em 30-01-2010 16:26