Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

sábado, 10 de maio de 2008

Sobre o caminho Português

Caminhos alternativos são mais seguros para chegar a Fátima

Para os menos avisados, aquelas setas azuis pintadas em muros ou postes de iluminação parecem mais um acto de vandalismo gratuito. No entanto, seguindo-as os peregrinos que rumam a Fátima descobrem um caminho alternativo à perigosa EN1, pleno de recantos, de lugares sem nome nos mapas, bom para uma caminhada segura. O JN fez ontem uma pequena parte do Novo Caminho do Norte para Fátima, entrando nos Carvalhos e saindo em Lourosa, a cerca de 500 metros do local onde, anteontem, nove peregrinos foram atropelados. Trata-se de um pequeno troço da quinta etapa do caminho, que está a ser elaborado pelo Centro Nacional da Cultura, que liga a Sé do Porto a Lourosa, em Santa Maria da Feira.A via alternativa começa um pouco antes do Colégio dos Carvalhos, na direcção de Sermonde. Por ruas onde às vezes mal cabe um carro, no meio de um verde intenso, os peregrinos vão passar, sucessivamente, por Grijó, Padrão, Loureiro de Baixo, Olivães, Goda, Ermil, Vergada (lugar da freguesia de Moselos, onde o grupo de peregrinos foi colhido), Vendas Novas e Lourosa.Hélder Cunha, Vitor Pires e Augusto Leite são três amigos que, anteontem, saíram de Castelo de Neiva e que esperavam pela carrinha de apoio, numa paragem de autocarros, em Lourosa."Já faço a peregrinação há cerca de 10 anos e nunca ouvi falar de outro caminho. De vez em quando usamos uns atalhos, mas a maior parte do percurso é mesmo feita pela estrada nacional. E nunca tivemos problemas. Pelo que tenho visto, por vezes a culpa também é dos peregrinos, que caminham lado a lado pela estrada e não em fila, como é aconselhável", afirmou Augusto Leite. O novo trajecto ainda não está completamente assinalado mas permite caminhar com segurança na maior parte do percurso de Valença e Fátima. Em sentido inverso, setas amarelas indicam desde o Santuário até Santiago de Compostela.

Por Reis Pinto, em: http://jn.sapo.pt/2008/05/09/sociedade_e_vida/caminhos_alternativos_mais_seguros_p.html

4 comentários:

  1. Boas

    Veja o blog http://meiabotabotaemeia.blogspot.com/ onde descrevemos um percurso alternativo Aveiro-Fátima (com ligações a páginas onde pode transferir ficheiros para GPS).
    Este percurso já foi experimentado em 2007 e melhorado em 2008. Evita as estradas nacionais n.os 1 e 109 (apenas atravessa a EN 109 em Aveiro, a EN 1 em Pombal). Veja também as fotos dos lugares onde passamos em http://fotos.sapo.pt/paulot/playview/3?order=title
    Espero que seja útil.
    Paulo Tavares.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Parabéns pelo Blog e pela viagem!
    Vamos fazer o caminho português saindo de Fátima este ano, em setembro. Vocês sabem onde posso comprar este guia de vocês e conseguir mais informação.
    Grato. Edson Pereira edpp@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pelo Blog e pela viagem!
    Vamos fazer o caminho português saindo de Fátima este ano, em setembro. Vocês sabem onde posso comprar este guia de vocês e conseguir mais informação.
    Grato. Edson Pereira edpp@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Voce poderia me informar onde comprar um guia do caminho portugues. Pretendo partir tuí.
    grata

    ResponderExcluir