Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Correndo da França a Portugal

De França a Portugal em corrida por uma boa causa
Paulo da Mota pretende criar uma entidade no local onde vive para ajudar pessoas com deficiência. É português, vive e trabalha em França e tem um menino com trissomia 21. Na localidade onde vive, Romilly Sur Seine, não existe uma instituição que ajude pessoas com deficiência. Por essa razão, Paulo da Mota começou em meados de Julho uma missão para angariar fundos para a criação de uma entidade para ajudar deficientes motores e mentais.
«Um grande acto de solidariedade. Decidiu correr e vender os quilómetros para angariar fundos para a instituição», contou ao tvi24.pt , Fernando Mota, irmão de Paulo. Os quilómetros venderam-se todos antes da travessia, através da ajuda de amigos, familiares e conhecidos. «Cada quilómetro foi vendido a dez euros», contou. De França a Santiago de Compostela e de Santiago de Compostela a Portugal. Paulo da Mota «corre todos os dias uma média de 70 quilómetros», acrescentou o irmão. E não está sozinho, pois faz-se acompanhar de um amigo que faz o trajecto de bicicleta e de uma carrinha.
A chegada a Portugal acontece esta sexta-feira. A primeira paragem é Braga, seguindo-se Fafe, onde «alunos de Educação Física da Escola Superior de Educação se vão juntar para ajudar na corrida», revelou Fernando Mota. De Fafe, Paulo da Mota parte para mais uma corrida de cerca de oito quilómetros até São Martinho de Rego, localidade onde residem os seus pais e onde termina a iniciativa este sábado.
«Houve pessoas que se uniram para ajudar financeiramente e instituições que se ofereceram para ajudar com serviços», contou Fernando Mota, que salientou a divulgação da iniciativa nos órgãos de comunicação social franceses e portugueses.


Um comentário: