Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Convocado Ano Santo Jacobino 2010

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinará a Santiago de Compostela
SANTIAGO DE COMPOSTELA, terça-feira, 26 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo de Santiago de Compostela, Julián Barrio, comunicou oficialmente hoje a celebração do II Ano Santo Jacobino do terceiro milênio e convidou seus diocesanos e os das dioceses irmãs da Espanha, da Europa e de outros continentes, a “peregrinar ao Túmulo do Apóstolo para confessar a fé em Cristo Ressuscitado e receber a abundância da misericórdia divina como manifestação do amor de Deus pelo homem concreto”.
Em coletiva de imprensa, celebrada no arcebispado de Santiago de Compostela, assegurou que o Ano Santo é um acontecimento de graça que “queremos celebrar e compartilhar com todas as Igrejas particulares”, cuidando sempre de que não se desvirtue o sentido do Caminho de Santiago e desejando que o Ano Santo ajude a revitalizar a vida cristã.
O arcebispo apresentou sua carta pastoral intitulada “Peregrinos da fé e testemunhas de Cristo Ressuscitado”. A carta, que se converte no mapa de qualquer peregrino que chega a Santiago, centra-se no relato evangélico do Caminho de Emaús e o relaciona com o Caminho de Santiago do ponto de vista pastoral. O Caminho Jacobino é um caminho interior, uma experiência interna que revitaliza a vivência cristã diante do encontro com Deus, com os demais e consigo mesmo.
Durante a coletiva de imprensa, apresentou-se o cartaz oficial do Ano Santo, realizado pela empresa Enxeño-Galícia, no qual se pode observar os peregrinos entrando pela Porta Santa até a luz, que é o túmulo do apóstolo Tiago. Desta maneira, o Ano Santo convida todos a peregrinarem para encontrar a luz em suas vidas, como a encontrou o apóstolo Tiago.
Por sua parte, o delegado de Peregrinações, Jenaro Cebrián, ofereceu um avanço das atividades que a Comissão organizadora programou. Ele destaca a peregrinação que a Cruz da Jornada Mundial da Juventude realizará em agosto (3-8 de agosto) e a Peregrinação Europeia de Jovens (5-8 de agosto), que se organizará conjuntamente com a Conferência Episcopal Espanhola. Esta peregrinação será uma das mais importantes de todo o Ano Santo e diante de um evento com estas características, a Igreja de Compostela dedicará todos os seus esforços para que os jovens vivam uma experiência de fé em Santiago como já fizeram mais de 30 mil jovens em 2004.
Santiago acolherá durante 2010 diferentes encontros e congressos, como o encontro dos delegados diocesanos de Meios de Comunicação da Igreja na Espanha, organizado pela Conferência Episcopal Espanhola e a delegação diocesana de Meios de Comunicação de Santiago de Compostela; um Congresso europeu sobre educação e família (maio 2010); o Congresso “Humanismo e Progresso”, um Congresso Mundial da Família, um Encontro de Famílias e o IV Congresso Mundial de Confrarias e Associações (em outubro de 2009, na antessala do Ano Santo, para promover a peregrinação). Serão organizadas também exposições e concertos na Catedral, em San Martín Pinario e no Seminário Maior de Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário