Santiago nem sempre foi a figura pacífica que hoje inspira os peregrinos. Um lado guerreiro que nunca existiu em sua vida terrena faz parte da história lendária do santo.
Contam as lendas que durante o período que a península ibérica esteve sob domínio muçulmano, no início do século IX, os "mouros", São Tiago teria aparecido em vários combates travados pela Reconquista Cristã.
Neste período fazia falta um lider, um santo que unificasse a luta contra o inimigo comum. É assim que Santiago humilde, amigo dos pobres, que confia no poder da palavra, converte-se num guerreiro - Santiago Matamouros - que toma a espada pela primeira vez em 23 de maio de 844 para ajudar a Ramiro I de Astúrias na batalha de Claravijo, contra Abderramán II, sendo a partir de então apelidado de Matamoros.
Segundo a lenda, São Tiago foi visto pelos cristãos espanhóis, cavalgando à frente da batalha num cavalo branco, com sua espada. Foi sob a sua bandeira que o Cristianismo reconquistou a Espanha, foi seguindo o seu cavalo branco que os espanhóis expulsaram os mouros. O culto ao apóstolo tornou-se o foco espiritual e o símbolo da Reconquista. E a espada como punho em forma de cruz se tornou o símbolo do apóstolo Tiago.
Não sabia desta versão bizzara de Santiago. Parece São jorge.
ResponderExcluirNa verdade o Dantiago mata Mouros é uma imagm muito recorrente em Santiago de compostela, tendo inclusive uma imagem gigante dele em frente a Catedral. Vale a pena conferir.
ResponderExcluir