Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estão se preparando para 2010

Ponte de Lima
Albergue com capacidade para 50 peregrinos custou 484 mil euros
por LUSAOntem

O albergue de peregrinos de Ponte de Lima, que custou 500 mil euros e tem capacidade para acolher 50 pessoas foi hoje inaugurado oficialmente.
A estrutura resultou, segundo fonte camarária, da recuperação da Casa do Arnado, que estava em adiantado estado de degradação.
Esta obra constituiu mais um passo no sentido da recuperação do Centro Histórico de Ponte de Lima, que a Câmara quer candidatar a Património da Humanidade, título conferido pela UNESCO.
O albergue disponibiliza 30 camas e chão para mais 20 colchões.
Dispõe ainda de cozinha, sala de refeições, lavandaria, sala de estar/convívio, instalações sanitárias com água quente e acesso gratuito à Internet.
Os preços variam entre os três euros, para peregrinos a pé, e os 12 euros, para peregrinos com carro de apoio.
Os peregrinos a cavalo ou em bicicleta pagam cinco euros.
A fonte municipal sublinhou que Ponte de Lima se tornando "um ponto de passagem obrigatória" para os peregrinos que rumam a Santiago de Compostela, na Galiza, ou a Fátima.
Este é o terceiro albergue de peregrinos no distrito de Viana do Castelo.
O primeiro abriu em Fevereiro de 2005, em Valença, na antiga casa dos magistrados, que a Câmara local comprou por 235.000 euros ao Ministério da Justiça, expressamente para dotar o concelho de um espaço para acolher os muitos peregrinos que por ali passam rumo a Santiago de Compostela.
O segundo albergue do distrito foi inaugurado em Maio de 2006 em Rubiães, Paredes de Coura, tendo nascido na antiga escola primária daquela freguesia, que estava desactivada há largos anos.
Dotado de 27 camas, o albergue de Rubiães dispõe ainda de um outro espaço com capacidade para acolher mais cerca de 20 peregrinos que queiram dormir no próprio saco-cama.

2 comentários:

  1. Olá, Rubens

    Ponte de Lima é uma das cidades que mais gostei no Caminho Português: a vila mais antiga de Portugal! Vale a pena fazer uma parada por lá.
    Abraços peregrinos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcio

    Na verdade um email é pouco para tantas dicas que se pode dar...
    Vou limitar as mais importantes e que acho que podem realmente fazer diferença.
    Vá cedo... Março ou abril ou no máximo início de maio. Ano de 2010 é ano santo e tudo vai estar incrivelmente lotado. Eu farei o Português que é menos divulgado e mesmo assim estou me programando para ficar em hostais, pois acredito que os albergues estarão lotados.
    Veja logo sua passagem e defina roteiro/datas/vôos. Com isso você se garante e não corre o risco de adiar a viagem.
    Quem se previne pode até perder alguma promoção, mas garante viajar quando quer viajar e não quando der pra viajar.
    Leve pouca coisa e muita roupa de academia – tecidos inteligentes de esquentam e refrescam de acordo com a necessidade e não retém a umidade.
    Leve saco de dormir e esqueça a possibilidade de usar os lençóis dos albergues. Se tiver sono leve, tenha consigo um Ipod para dormir.
    Não se preocupe com o trajeto. Chegando em Saint Jean você vai achar uma flecha amarela... basta segui-la até Santiago. É infalível.
    Leve um bom guia para conhecer eventuais desvios e decidir qual rota pegar e ter uma noção de qual a próxima cidade, com isso programar saídas e paradas. Os mapas servem mais pra isso do que pra guiar, pois isso as setas amarelas fazem.
    Se não achar um guia aqui você compra lá, tem muitos e mais baratos. Aqui os bons custam cerca de 80 a 100 reais.
    Não existe nenhum guia nacional. Só o do L Ripol, mas é muito fraco, mesmo, embora seja barato.
    Chegando em Santiago diga que fez o caminho por motivos religiosos ou por motivos religiosos e turísticos. Se escolher “outros” vai receber um certificado em espanhol de que viajou até Santiago... NÃO é a Compostelana, esta só é dada a quem faz o caminho por motivos religiosos. É um documento diferente e escrito em Latim.
    A comida é como a nossa... escolha sempre o menu peregrino que inclui uma entrada (salada ou massa) o prato (uma carne ou peixe) sobremesa (Geralmente um sorvete) e água ou vinho (geralmente LIVRE). Pergunte, pois as vezes dá pra tomar mais de uma garrafa na mesma conta... A coca você paga, o vinho está incluído... imagina em que astral você vai caminhar??
    Não se preocupe com nada... tem uma cidade a cada 5 km, tem milhares de pessoas como você fazendo a mesma coisa, tem muitos brasileiros no trajeto vivendo ou peregrinando, após o 2º dia a coisa entra numa rotina que funciona por si só. Meta as cara e vá com Deus. Com certeza você vai ser mais um divulgador do caminho e, pode apostar, vai querer voltar.
    Com sorte nos encontramos em Santiago. Pretendo chegar lá perto do dia 15 de abril.
    Bom caminho!
    Ultreya!

    Rubens Bürgel

    ResponderExcluir