Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

quarta-feira, 28 de abril de 2010

9o. dia - Porto - Barcelos



Dia pesado em que para cumprir o planejado tivemos de pedalar sem o intervalo do almoço. O esforço valeu a pena pois conseguimos chegar em Barcelos ainda no fim da tarde e aproveitar para ver um pouco da feira da festa das cruzes que ocorria na cidade.
A distancia nao foi tao grande... apenas 65 km, mas a constante variaçao de calçamento e a busca pelo caminho certo nos fizeram perder bastante tempo. Sem contar que a saida do albergue da juventude e a pedalada ate a Se do Porto nos tomaram cerca de uma hora.
Na saida do Porto conhecemos o Joao Galvao, um cicloturista de lisboa que esta organizando um blog com diversas dicas dos caminhos de Santiago que ja fez. mais tarde vou postar o link do blog dele aqui.
Antes de chegar em Barcelos passamos na bela Capela da Franqueira. Foi uma subida extra, mas valeu a pena pela beleza da capela somada a bela vista que se tem do alto do morro - De um lado Barcelos, para onde vamos e do outro a freguesia de Milhases.
Nesta capela existem peças que foram talhadas na pedra por José Fernandes Barreto, escultor português bisavo da Cris, minha esposa... (nas fotos a capela e minhas pequenas visitando-a comigo) Foi muito legal estar lá... queria que voces estivessem aqui tambem. Bateu uma saudade muito grande de voces. Em Barcelos ficamos em um hotel central e muito bom... o Bagoeira. Ali tambem jantamos, pois e o restaurante mais concorrido da cidade.
Depois fomos aproveitar a festa da Cruzes com parque de diversoes, fogos, show e feira que vendia desde antiguidades ate coisinhas chinesas de 1,99.
Claro que as compras ficaram de fora pois nossa bagagem e controlada pelo nosso desgaste fisico.
Aqui também rolou uma saudade, já que lebrei o tempo todo de tudo que o lado portugues da familia mandou ver e visitar... algumas coisas sao imperdiveis, outras nao deu tempo, fica pra proxima, quando viermos juntos... Mas vi o enforcado, a catedral, a famosa feira e a festa das cruzes... Rezei por todos nos na missa. Saudades.

Um comentário:

  1. "Diz a tradição que foi o tio de Afonso Henriques, Egas Moniz, que mandou construir a ermida de Nossa Senhora da Franqueira. Trata-se de uma construção de princípios do século XV e no seu interior existe uma mesa de mármore trazida de um palácio de Ceuta e oferecida por D. Afonso, 8º Conde de Barcelos."

    ResponderExcluir