Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

sábado, 9 de junho de 2007

A Cruz de Ferro

Foncebadon até Villafranca del Bierzo
09 de junho de 2007 - 50 Km

O dia da Cruz de Ferro. Começamos o dia às 8 horas seguindo morro acima até a Cruz de Ferro. Chegando lá ocorre um mix de emoçoes... ver os peregrinos chorando ao superar a árdua subida, gente depositando bilhetes, fotos, votos, promessas, pedras, muitas fotos... e um pouquinho de decepçao... a cruz é pequenininha em tamanha, embora signifique muito, e o entorno está repleto de pixaçoes e sujeira diversa. Claro que parte da sugeira sao restos dos bilhetes que se colocam na pilha e que se deterioram, mas o efeito visual é de lixo acumulado mesmo. De toda forma depositei minha pedrinha fazendo minhas devidas preçes para que tal contribuiçao signifique algo para o caminho e para mim.
Na sequência descobri que tinha esquecido o óculos de sol no albergue, o que é compreensível já que saímos no meio da névoa que cobria a montanha. Voltamos dois quilómetros, agora pelo asfalto para ganhar tempo, até a o albergue... nada, mais dois até onde já estavamos e retomamos viagem... paciência.
A viagem a partir daí foi só de descida, mas uma descida tao esburacada e com tantas pedras soltas que a velocidade média nao passava dos 15 km por hora. Raros trechos desenvolvemos mais, para logo reduzirmos até o ponto do equilibrio. As cidades e o visual sao indescritiveis... mas as fotos contarao melhor assim que puder posta-las.
Paramos em Ponteferrada onde havia uma exposiçao sobre Santiago. Almoçamos lá também. Outra grande cidade espanhola a ser incluida em sua viagem.
Saímo de Ponferrada com destino ao pé do Cebreiro, o maior desafio depois dos Pirineus, mas abortamos emVillafranca quando outra tempoestade de verao nos pegou a 5 km da cidade. Foi o tempo de entrarmos no albergue encharcados e a chuva passou.
Fotos??? Logo.
Beijos para a família e para Cris.
Abraços a todos.
Binho

2 comentários:

  1. Deixo aqui um comentário para vos dar a maior força no caminho para Santiago.
    Sou de um grupo de escuteiros que fará a peregrinação a Santiago, a Pé, pelo caminho Português, de 22 a 29 de Julho.
    Um forte abraço para este grupo.
    Visitem-nos em http://alerta39.blogspot.com/search/label/santiago%202007

    ResponderExcluir