Caminho de Santiago de Compostela - O Caminho Francês Original

Inferno, digo Cebreiro

Villafranca del Bierzo até Triacastela
55 Km de puro inferno.

Saímos de Vilafranca pelo caminho errado, digo o certo para quem nao gosta de sofrer, logo vimos que estávamos errados quando alguns senhores di bike apareceram no nosso caminho... opa, nao é isso que esperamos. Fomos atrás de uma saida mais dificil para o cebreiro... achamos... escondido no meio da cidade uma saida que nos foi advertida como IMPOSSÍVEL para as bikes... opa, é isso que queremos. Assim começamos o dia... uma empreitada em que se empurrava a bicicleta morro acima numa inclinaçao de escadaria, cheia de pedras soltas. Passados uns dois quilometros foi possivel pedalar um pouco, com bastante força e muito devagar. Chegamos na primeira vila um pouco depois dos demais ciclistas, que vieram pelo asfalto plano, e junto com a maioria dos peregrinos que também optou pela via mais fácil.
Mas ali era apenas o inicio do dia... aida tínhamos o Cebreiro pela frente, talvez o mais dificil caminho depois dos Pirineus, mas desta vez estavamos decididos a ir 100 % do tempo pela trilha dos peregrinos. Explico, a maioria dos ciclistas que fazem o caminho vao roubando aqui e ali ganhando tempo fazendo os trechos mais dificei pelo asfalto. para nós isso nao está correto e assim decidimos que asfalto só quando fosse impossível até de empurrar a bike, o que só ocorreu nos Pirineus e no Perdao, devido as fortes chuvas do início da viagem.
Bem, assim achamos a trilha do Cebreiro, com ela dezenas de peregrinos que nos chamavam de loucos, mas lá fomos nós, empurrando quando necessário, pedalando sempre que possível.
Chegamos no alto do Cebreiro por volta das 2 da tarde. A vila é linda e com bons restaurantes onde devoramos uma macarronada com javalis.
17:30 resolvemos retomar a viagem pois o vinho logo podia nos dar sono. 18 horas caiu a tempestade do fim da tarde que já está se tornando comum. Aí sim, por questao de segurança fomos para o asfalto e descemos o fim da montanha com muita chuva.
Estamos em uma pousada muito agradável e bem decorada e... com vinho grátis.